Jornada Pedagógica 2018
Entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro o CEMALY realizou a sua Jornada Pedagógica, abordando a temática: O professor e os desafios da ação docente na atualidade. Como desdobramento dessa temática foram analisados o currículo, o processo avaliativo e o planejamento pedagógico, com o objetivo de refletir sobre a realidade da Escola e o seu entorno, ressignificando algumas práticas pedagógicas para atingir melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Contamos com a colaboração e a participação de Jane Rezende que abriu os trabalhos de formação continuada do nosso corpo docente, em 2018, com o subtema: Diálogo e vivência: A contação de histórias e as sequências didáticas no contexto da sala de aula. Durante a abordagem e desenvolvimento dessa temática, as professoras puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre sequência didática e a importância da contação de histórias para o desenvolvimento das crianças. Através de uma oficina dinâmica e envolvente a palestrante proporcionou às nossas professoras momentos de interação, socialização do conhecimento e produção de material pedagógico para a primeira semana de aula.
O segundo dia da jornada foi o momento de realizarmos um estudo aprofundado da nova Base Comum Curricular (BNCC) com a professora Zuma Evangelista Castro da Silva. Proporcionando ao nosso corpo docente uma reflexão a respeito das novas propostas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Na conclusão dessa primeira etapa de formação trouxemos um suporte psicopedagógico ao nosso corpo docente da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com a psicopedagoga Josene Tourinho dos Santos que ressaltou a importância da psicopedagogia para uma aprendizagem significativa e do olhar diferenciado do professor a respeito dos estilos de aprendizagem, buscando estratégias diversificadas para facilitar aprendizagem e promover o sucesso dos alunos.
Para realizar a implantação do Sistema SAS no 9º ano e 1ª série do Ensino Médio recebemos o professor Flávio Silva que destacou a utilização da tecnologia e seus recursos como facilitador da aprendizagem, apresentando o Portal SAS e todas as suas ferramentas para auxiliar o trabalho do professor e mobilizar o aluno na construção da sua aprendizagem. Uma plataforma digital em que o aluno é o protagonista do processo de ensino–aprendizagem.
Concluímos a semana com a certeza de que a aprendizagem significativa só ocorre de fato, quando todos os envolvidos no processo interagem de forma prazerosa, movidos pelo desejo de aprender, mobilizados por um planejamento que tenha como foco a aprendizagem do grupo, como um todo.









